UCRÂNIA

CONJUNTO AMADOR DE DANÇA FOLCLÓRICA “VOLYNJANOCHKA”

A Ucrânia é um país da Europa Oriental que faz fronteira com a Rússia a leste e nordeste; Bielorrússia a noroeste; Polônia, Eslováquia e Hungria a oeste; Romênia e Moldávia a sudoeste; e Mar Negro e Mar de Azov ao sul e sudeste, respectivamente. O país possui um território que compreende uma área de 603.628 quilômetros quadrados, o que o torna o maior país totalmente no continente europeu.

O Conjunto de Dança Folclórica "Volynjanochka" foi criado em 1986 no Palácio da Cultura de Lutsk. A primeira apresentação do grupo aconteceu na competição regional de talentos amadores de dança folclórica em 1987. O mesmo recebeu o título de “excelência” pelas suas actuações de alto nível em 1992.

As crianças, dos 5 aos 18 anos, dançam e aprendem a arte do canto folclórico no conjunto “Volynianochka”. As exibições do conjunto de dança são acompanhadas pelo conjunto de música folclórica “Volynianochka” desde 1996.

Durante os anos de pesquisas e descobertas no campo da cultura tradicional, o grupo construiu um repertório rico, baseado em jogos populares, diversão, acções cerimoniais da região de Volyn e Polissia, com utilização dos símbolos, instrumentos musicais e brinquedos apropriados.

O programa de espectáculos do conjunto conta com mais de 30 peças. Estas são composições coreográficas, vocais-coreográficas e excertos de dança.
As danças de Volyn são bem conhecidas do público, especialmente: “Veseli lychaky”, “Cherevychky”, “Chybyriaichyk”, “Vulytsia” ( “Rua”), “Polka-graika”, peça vocal e coreográfica “No círculo infantil”, Jogo de dança“ Kizlyk ”(“ Rapaz”), jogo de dança “Yarovytski zabavlianky ”, jogo de dança“ Oi vyitesia ohirochky ”,“ Dudaryky ”,“ Opudalo ”,“ Oi Vesna, Vesnytsia ”,“ Polesia vykrutasy ”,“ Idy , idy doshchyku ”,“ Volynskyi vitalnyi ”, danças ucranianas “ Dzhurynski vytivky ”,“ Hopak ”.
Um indicador do grande profissionalismo e da grande capacidade de execução do grupo são as suas vitórias nos fóruns artísticos ucranianos e internacionais.
O conjunto “Volynianochka” participou em numerosos eventos internacionais, na Polónia (24), na Turquia (3), na Jugoslávia (2), na Alemanha (4), nos EUA (1), na Itália (2), na Eslovénia (1), na Rússia ( 1), Líbano (1), Sérvia (1), Hungria (1), Estónia (1), República Checa (2), Bulgária (2), Portugal (1), Grécia (1), Países Baixos (1) Roménia (1) e em Chipre (1), Montenegro (1).
Olena Kozachuk é a directora do grupo, sendo líder da orquestra Andrii Rykhliuk.