ROMÉNIA

ROMANASUL - CONJUNTO FOLCLORICO UNIVERSIDADE TÉCNICA DE CLUJ-NAPOCA 

A Roménia é uma república localizada no centro-sudeste da Europa, que faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária, abrangendo um território de 238.391 quilómetros quadrados.
Da cidade de Cluj-Napoca (até 1974, Cluj), capital da província da Transilvânia, chega-nos “Romanasul”.

Nascido em 1974, o conjunto foi iniciado por um grupo de estudantes do Instituto Politécnico de Cluj-Napoca. A composição do grupo inclui os alunos e os professores da Universidade Técnica. Fazem parte do grupo também alguns regentes, coreógrafos, directores, estagiários, consultores de arte e assessores. A missão deste grupo é popularizar e apresentar no palco o folclore romeno, cultivando o gosto dos estudantes pela beleza e, a paixão pela arte e cultura. As qualidades do grupo são o seu directório juvenil, alegre, original, a autenticidade, a beleza e a variedade dos seus trajes populares, a arte na representação do folclore coreografado e musical.

O grupo participa em competições e festivais académicos: o Estudante de Primavera, o Festival de Arte e Criação Académico, o Festival Nacional de Folclore e, em espectáculos e festivais na Roménia e no estrangeiro.
Em 1984, realizaram o filme "Uma tropa de Calusari da Planície da Transilvânia" de 35 minutos; um documentário de valor artístico certificado. Fizeram gravações na rádio e na televisão nacional assim como gravaram um CD.

Desde o ano 1979, que o grupo é Laureado por todas as participações nas edições do festival folclórico académico e alguns eventos culturais importantes na Europa, América do Norte, África e Ásia, com diversos prémios, diplomas, placas honorárias e Diplomas de Excelência (a maior atribuição obtida pelo seu trabalho). O conjunto “Romanasul” obteve a Medalha de Ouro no Festival “Fetes de La VIgne”, em Dijon - France em 1990.
O seu director artístico é Lucian Revnic, o coreográfo Eugen Nicoara e Maestro, o Prof. Alexandru Hatfaludi.