ESPANHA

Grupo de Danza Cultivando el Arte

Cádiz é uma cidade do Sul da Espanha, banhada pelo Oceano Atlântico e que pertence à Comunidade Autónoma Andaluza. Esta cidade, com aproximadamente meio milhão de habitantes, é um importante porto comercial no sul da Espanha.

Desta cidade chega ao Festarte 2019 o “Grupo de Danza Cultivando el Arte”, que tem seus primórdios em 2010, mas que atinge o seu apogeu a partir de 2014 de 2014, como uma associação cultural que queria oferecer um grupo de danças folclóricas e flamenco diferente, mas actual, promovendo e desenvolvendo as tradições da sua terra, mas preservando a essência das mesmas.

O grupo é constituído por um elenco de artistas que dedicam seu tempo à manutenção, desenvolvimento e difusão de flamenco e dança espanhola.
Atualmente, tem 20 bailarinos e dançarinos e 7 músicos, que promovem altruisticamente as fundações do folclore andaluz e do flamenco, enquanto transmitem ao espectador o que com tantas horas de ensaio preparam, com dois desejos únicos: receber o reconhecimento de todo o público e manter vivo o folclore andaluz.

Vale a pena destacar a trajetória artística do grupo, que já visitou vários países do mundo, tendo participado em diferentes eventos e festivais, de onde se destacam, entre outros: Chipre (Limassol, Larnaca e Paphos), Maiorca (jornadas de Nits a la fresca), Índia (Nova Deli), Portugal (Festival Celestino Graca e Festimaiorca), Huelva (Festival de danças de Villablanca e Bonares) e Cádiz.

Em suma, o grupo oferece um repertório nobre, puro e alegre baseado principalmente na dança, mas sem qualquer adultério ou artifício e, por sua vez, faz um tour pelas variantes principais do folclore e flamenco no seu estado mais puro.

Alejandro Martínez é o seu diretor artístico e coreográfico.