ARGÉLIA

ASSOCIATIÓN LA ROSE D’ALGERIE - ARGÉLIA

A Argélia, denominada oficialmente República Argelina Democrática e Popular, é um país localizado no Norte de África, que faz parte do Magrebe.
Da cidade de Sidi Bel Abbes, situada no Norte da Argélia, capital da província homónima, chega-nos este grupo, que é um digno representante do seu folclore.

A “Associatión La Rose d’Algerie” dedica todas as suas atividades às artes,
especialmente dança e música popular. Com cerca de 100 membros em sua força de trabalho, tem dois workshops, um dos quais formação de dançarinos e ritmos, e o outro para a introdução ao canto e música tradicional argelino e coreografias.

Esta associação, de cariz amador, tem um papel importantíssimo na preservação e divulgação das tradições argelinas, sendo oficialmente apoiada pelo Ministério da Cultura do seu país.

É composta principalmente por jovens estudantes, executivos e trabalhadores, sendo gerida por uma Comissão composta por membros fundadores.

A vertente artística é trabalhada pelo coreógrafo de um dos mais prestigiados grupos de dança tradicional da Argélia.

Executam várias danças folclóricas das diferentes regiões do seu país, que reflectem a evolução contínua de cada região do país.

Estas danças, que duram entre seis e dez minutos, são musicalmente acompanhadas por um grupo com instrumentos tradicionais.

Apesar dos recursos limitados à sua disposição, este grupo está presente em todos os eventos culturais do seu país, sendo organizadores de um Festival na sua cidade.

É seu director Ben’hmad KADA.