COLÔMBIA

Fundación Cultural Ballet Folclórico TIERRA COLOMBIANA

"Equilíbrio perfeito entre entretenimento e folclore".

Fundada em 1 de agosto de 1979, pelo Mestre Fernando Urbina Chuquin, procurando dar a informar o público nacional e internacional, um grande show com o mais extenso e variado do folclore mundial.

O Ballet Tierra Colombiana tem como principal tarefa investigar e divulgar o folclore colombiano, em sua música, danças, trajes e costumes de todas as regiões do País.

Atualmente, Tierra Colombiana é um dos grupos de dança mais representativos que, a nível nacional e internacional, tem o país; Além de ritmos colombianos tem a versatilidade para interpretar com a beleza e mestria o ar internacional, graças a um trabalho de pesquisa completa.

Tierra Colombiana é todo um projeto de vida na Colômbia, tem sua própria escola onde dançarinos são formados a partir dos 4 anos de idade, avançando estudos de folclore nacional e internacional, flamenco, ballet clássico, sapateado, jazz, tango e étnicas, lá passam de Ballet Infantil, em seguida, para o Ballet Juvenil, ao Ballet piloto e, finalmente, o Ballet profissional, há 5 anos formando o Ballet Gold para receber bailarinos mais velhos, com mais de 50 anos.

Também fez 19 tournées no Equador, Peru, Venezuela, Aruba, Espanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Itália e Coreia, em 6 ocasiões tem participado nos principais festivais folclóricos na Europa em nome da Colômbia, deixando em alta o nome de nosso país.

A empresa é formada por 40 artistas e dançarinos, figurinos de músicos e assistente de ajudante.

Composto por dançarinos profissionais treinados em sua totalidade na escola do El Ballet Tierra Colombiana, que se caracteriza pela coordenação, técnica, expressão alegre e musicalidade em seus movimentos, todos apoiados por uma bela trajes e coreografias magníficas que ganharam honrado e inúmeros prêmios internacionais, entre eles: primeiro lugar como melhor grupo, melhor coreografia, melhor figurino na competição global do folclore em Agrigento (Itália) 1998, 4 vezes melhor coreografia e grupo em Reims (França), 1998, 2000, 2002, medalha de ouro, Festival 2010 no Festival de Schotem (Bélgica) 1998, passeios em que tem recebido grandes elogios da imprensa europeia.

Em 2005, ele foi condecorado pelo Congresso com a ordem da democracia "Simón BOLÍVAR" no grau de comandante Cruz.


CHUQUIN FERNANDO URBINA
Inicia os seus estudos como dançarino nas danças do Sena em 1974, em seguida, com o Ballet clássico Colcultura, o Ballet de Jaime Orozco, o Ballet de Pedro Alfonso, Ballet de Ligia Granados e com o Ballet da Colômbia, Sonia Osorio, que realizou inúmeras tournées a nível nacional e internacional.

Avanço estudos de folclore nacional e internacional, Jazz, Flamenco, Tango, sapateado e Ballet clássico.

Começando como coreógrafo e diretor do Ballet folklorico Tierra Colombiana em 1 de agosto de 1979, já percorreu 17 países de turismo global, tais como Venezuela, Peru, Equador, Aruba, Espanha, Itália, França, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Coreia.

Que recebeu inúmeros prêmios como o primeiro lugar no concurso mundial de Agrigento, Itália em 1998, medalha de ouro na Bélgica Schoten, 4 vezes a coroa de ouro de Reims França em 1996, 2002, 2004, 2010, vencedores da chamada do folclore colombiano dos anos IDCT 2001, 2002, 2003, 2006, 2007, 2009, 2013.

Tem em seu repertório mais de 150 coreografias do folclore colombiano e 40 folclore internacional.

Ele criou as obras "Fique na Colômbia"," Joselito Carnaval "," da Colômbia Costa a Costa "," festa da Colômbia "e" América, América, América” , que ganhou o prêmio Distrital de dança entre mais de 450 propostas.

Ele ganhou prêmios como prêmio pelo Governorado de Boyaca no tapete vermelho das artes colombianos e premiado pelo Congresso com a ordem de SIMON BOLIVAR no grau da Cruz comandante.