POLÓNIA

ZESPÓŁ PIEŚNI I TAŃCA "ZIEMI BOLESŁAWIECKIEJ"

Da cidade de Boleslawiec, Polónia chega até nós ZESPÓŁ PIEŚNI I TAŃCA "ZIEMI BOLESŁAWIECKIEJ". Este grupo conta com mais de 45 nos de actividade. Actualmente conta com mais de 100 pessoas em várias faixas etárias, desde crianças de 6 anos a grupos de adultos.

A sua orquestra é composta por violino, trompete, clarinete, 3 acordeões, baixo, prim e guitarra.

O seu repertório inclui danças e canções de 8 regiões da Polónia (Baixo e Alto Silésia, Mazovia, Cracóvia, Wielkopolska, Lublin, Rzeszów, Spisz), para além de duas danças nacionais Polacas – Polonez e Mazur.

Como grupo nacional e internacionalmente reconhecido, participou já em vários festivais de folclore na Polónia e no estrangeiro, nomeadamente na França, Roménia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Sérvia, Alemanha, Singapura, Eslováquia e Portugal.

O grupo participa em concertos locais, onde jovens bailarinos e cantores têm a oportunidade de ganhar experiência e familiaridade com o palco.

É Presidente do grupo a coreógrafa Elzbieta Andrusieczko – Tor, reconhecida especialista em danças polacas, sendo seu director organizacional Slawek Ratajski, ambos membros da secção nacional Polaca do CIOFF.