O ORGANIZADOR

O Rancho Típico da Amorosa nasceu na atual União de Freguesias de Matosinhos – Leça da Palmeira, num lugar chamado Amorosa, no longínquo ano de 1935, comemorando em 8 de Novembro próximo 83 anos de vida.

São 82 anos sempre na salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, levando o nome de Leça da Palmeira, juntamente com os seus costumes e tradições, aos quatro cantos do mundo, como atestam as inúmeras participações de norte a sul do país, em toda a Europa, na Ásia e na América Latina.

O Rancho Típico da Amorosa representa essencialmente o Folclore Maiato, uma vez que o Lugar da Amorosa estava, há época em que o grupo representa, meados / finais do século XIX, inserido nas antigas Terras da Maia, o que naturalmente influencia o trajar e o reportório que atualmente o grupo apresenta.

No campo das recolhas musicais, o Rancho Típico da Amorosa, contou nos primeiros anos de existência com a preciosa ajuda do etnomusicólogo Professor Armando Lessa, ilustre leceiro que muito contribuiu para a etnografia e musicalidade e do Folclore nacional.

O Rancho Típico da Amorosa é organizador do FESTARTE (Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos), festival CIOFF (uma ONG que goza de estatuto B junto da UNESCO); é também sócio fundador da Federação do Folclore Português; tem sido ao longo dos anos distinguido por diversos órgãos públicos e privados, pelo seu mérito e serviço à Cultura Popular Portuguesa.