O Concelho de Matosinhos

Matosinhos é um pequeno município urbano com 62,42 km² de área e 175 478 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias.O município é limitado a norte pelo município de Vila do Conde, a nordeste pela Maia, a sul pelo Porto e a oeste tem costa no oceano Atlântico.


No litoral da cidade situa-se o porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e segundo porto marítimo da Área Metropolitana do Porto. Parte do aeroporto internacional do Porto abrange os limites municipais.

A sede do concelho é a freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, que é também a sede do FESTARTE.


A principal festa em Matosinhos é o Senhor de Matosinhos, uma das principais e maiores Romarias de Portugal, cuja origem está numa antiga lenda em que a Imagem de Jesus Crucificado (obra de Nicodemus), aqui terá aparecido junto ao mar, onde existe uma Capela-Memorial. A imagem do Senhor é venerada no famoso Santuário do Senhor de Matosinhos (obra-prima de Nicolau Nasoni).


Matosinhos é hoje um município fortemente dedicado ao sector terciário, embora tenha também indústria, mormente petroquímicas, indústrias alimentares e conserveiras, têxteis e material eléctrico, tendo ainda uma enorme actividade piscatória.

Terra de peixe, Matosinhos é também um chamariz a todos os que gostam de boa gastronomia, nomeadamente, de um bom peixe grelhado, para o que contribui a recentemente criada marca “World’s Best Fish”!  

É na cidade de Matosinhos/Leça da Palmeira, mais concretamente na margem direita do Rio Leça que se localiza a Exponor, o maior recinto de feiras empresariais do país. Possui ainda a mais importante porta do Grande Porto: o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX.


Matosinhos é ainda um concelho com vasto património cultural e arquitectónico de onde se destacam a Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o Padrão do Bom Jesus de Matosinhos, o Mosteiro de Leça do Balio, a Ponte de Carro, o Obelisco da Praia da Memória e, mais recentemente, a Casa de Chá da Boa Nova, o edifício da Câmara Municipal, o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Arquitectura. 

Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
Câmara Municipal de Matosinhos
Casa de Chá da Boa Nova
Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
Mosteiro de Leça do Balio