História do Festarte

Na última década do século XX, por força do trabalho e do empenho de uma equipa liderada por aquele que é o grande mentor do FESTARTE®, O Dr. Carlos Alberto Rodrigues Morais, é apresentado à Câmara Municipal de Matosinhos um projecto, na altura vanguardista, com o objectivo de oferecer à população de Matosinhos espectáculos únicos de etnografia e folclore e, ao mesmo tempo, fazer do nosso concelho um marco na salvaguarda deste património imaterial, chamando gente, atraindo turistas e dando, ainda mais, a conhecer Matosinhos ao Mundo.

É assim que, em 1998, com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, nasce o FESTARTE® - Festival Internacional de Artes e Tradição Populares de Matosinhos, que, desde a primeira hora abraçou os objectivos e premissas do CIOFF (Comité Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore), ou seja, salvaguardar, promover e difundir a cultura tradicional e o folclore, promovendo o intercâmbio cultural e a paz entre os povos.

Mais tarde, o FESTARTE® é integrado no CIOFF Portugal, sendo actualmente um dos 10 Festivais em Portugal, que detêm tão importante chancela, o que releva a qualidade e o trabalho que se faz no Festival.
Nas 20 edições já realizadas, passaram pelo concelho de Matosinhos, 46 países, de quatro continentes do Mundo, e 120 grupos estrangeiros, que, com a sua música, as suas danças, a sua cultura, encantam quem assiste aos seus espectáculos, trazendo até Matosinhos um misto de alegria e cor.

No FESTARTE podemos apreciar não só espectáculos de dança tradicional, como assistir a recitais de música tradicional, workshops de dança com a população, apreciar o artesanato e gastronomia de quem nos visita, contemplar os trajes dos grupos, assistir a encontros teóricos onde se discute o folclore e a etnografia mundiais e, nesta 21ª edição, o FESTARTE® irá apresentar também jogos tradicionais, abarcando assim todas as áreas da etnografia propostas pelo CIOFF.

Desde a edição de 2017 que o FESTARTE® pode ser acompanhado ao vivo e em directo, desde todo o Mundo, através do youtube.

Actualmente, a marca FESTARTE® encontra-se registada a favor do Rancho Típico da Amorosa, como forma de proteger esta denominação e emprestar um carácter ainda mais sério e profissional ao certame.
O FESTARTE® endereça convites às representações diplomáticas de todos os países participantes em cada edição, para se fazerem representar, pelo menos na Gala de Abertura, estreitando ainda mais as relações com os países.

É, pois, um Festival com um enorme impacto, quer a nível nacional, revelado pelos milhares de pessoas que estão presentes nas várias actividades, quer a nível internacional, pelo prestígio alcançado, dada a enorme qualidade do Festival e dos seus intervenientes. 

Dados estatísticos

Dados estatíscos recolhidos desde a primeira edição, em 1998 até hoje (2018).

número de países estrangeiros participantes

46

número de grupos ESTRANGEIROS PARTICIPANTES

120

número de grupos portugueses participantes

124

número de participações de grupos portugueses

214