RÚSSIA

FOLK ENSEMBLE “KLADETS”

O conjunto Kladets foi fundado em 1995 no Palácio de Cultura e Desporto-“Yakovlevskoye” em 2000 teve o título de “The model one”.

O coletivo consiste num agregado de cem pessoas dos 7 aos 24 anos.

O diretor artístico do grupo é Tatiana Razboyeva, uma honrosa trabalhadora cultural RF. O director musical é Vyacheslav Urskov um honroso trabalhador cultural MR. O gerente do grupo de orquestra é Vladimir Kulakov. O Produtor de dança é Tatiana Gvozdeva um honrado trabalhador cultural RF.

O repertório do coletivo é amplo e variado. Há um várias músicas de diferentes regiões da Rússia: lyric, ring – dança, dança folclórica, jogos de chastushki: "Barynya", "Matanya", kadrili e outros.

Há algumas apresentações folclóricas no repertório: "Noite de Ivan Kupala", "Justo", "Entrudo", "Trindade", "Jogos de Kuznetsov", "Belo – Primavera", "O caminho para o templo", "sólida – Demjan", "Casamento de bonecos".
O conjunto tomou parte na regional, todos os festivais russos e internacionais e concursos muitas vezes tendo ganho o grande prémio e foi o primeiro lugar laureado repetidamente.

O conjunto participa em eventos culturais do distrito e região ativamente. Também participa em festivais e concursos na Rússia e no exterior (Ucrânia, Bielo-Rússia, Turquia, Itália, Portugal, Hungria, Bulgária, República Checa e França).

Em 2011 o grupo "Kladets" ganhou o grande prémio do concurso IV Festival Russo- concurso de arte popular "Os guardiães do património da Rússia” (cidade de Krasnogorsk).

Em 2012 e 2013, ganhou o grande prêmio do festival internacional de amizade, desporto e arte "As Rosas da Bulgária".

Em 2013, o conjunto "Kladets" participou no XVI Festival Internacional de folclore Veliko Tarnovo na Bulgária.
O conjunto folclórico "Kladets" vem para a criação de performances de dança folclórica original e interessante através de pesquisa criativa, no solo social e parte do seu coração neles.
Os participantes da coletiva "Kladets" são os jovens guardiões da história e herança cultural da arte musical da Rússia, com o seu espiritual – antigas tradições folclóricas.