VENEZUELA

AGRUPACIÓN FOLKLORICA YACAMBU 

Venezuela, oficialmente República Bolivariana da Venezuela, é um país da América localizado na parte norte da América do Sul, constituído por um território continental e por um grande número de pequenas ilhas no mar do Caribe, cuja capital e maior aglomeração urbana é a cidade de Caracas. Tem uma área de 916 445 km2, sendo o 32 º maior país do mundo no território.
De Tenerife, nas Ilhas Canárias, chega ao Festarte 2019 um grupo de emigrantes venezuelanos, que teimam em preservar e divulgar as tradições do seu país.
Fundada em 2005 pelo dançarino, coreógrafo e alfaiate Néstor Rodríguez Sierra, a “Agrupación Folklórica Yacambú” fez a sua apresentação oficial nesse mesmo ano.

É o primeiro grupo de danças folclóricas venezuelanas a nascer nas Ilhas Canárias, Espanha, que tem representado a Venezuela em diferentes eventos de mostras e festivais de folclore tanto regionais como internacionais, apresentando música e danças de diferentes regiões do seu país e apresentando em cada encenação os vistosos e diferentes trajes e costumes da Venezuela.

A “Agrupación Folklórika Yacambú” oferece aos seus espectadores um conceito diferente da dança popular venezuelana, sem evitar a expressividade regional e confiando na própria natureza do gênero, apoiando-se nas mais numerosas e profundas pesquisas musicais, plásticas e de movimento, organizando dançarinos e artistas de música, técnicos, promotores e professores.

Apresenta diferentes coreografias, através de grupos compactos ou em linhas, solos, casais e traços inesperados, rotinas e passos tradicionais revitalizados graças a uma geometria de dança que vai desdobrar dançarinos emoções perfeitamente bem trabalhada com formação rítmica e vocacional e realização.

A construção das peças começou por descobrir lendas e eventos, que se espalharam através da pesquisa nos Estados circunvizinhos, tendo também incluído no repertório as danças que já existiam antes da colonização e, posteriormente, clássicos folclóricos da República.

É seu director Nestor Rodriguez Sierra e director musical Sergio Esteban Nieves Azuaje.