O Grupo Cultural “Netos de Bandim” foi criado no dia 12.11.2000 pela Associação dos Amigos da Criança (AMIC) com a finalidade de criar um ambiente de integração sociocultural para as crianças e jovens do Bairro de Bandim. Num contexto pós Guerra, este núcleo tinha como principal objectivo a integração social de crianças, adolescentes, jovens e mulheres (grupos de riscos advindos da situação de pobreza vivida pela generalidade das famílias do Bairro de Bandim) oferecendo-lhes um espaço de convívio e partilha de boas práticas de cidadania através da Musica, do teatro e da Dança. Deste então o grupo reúne-se diariamente nas instalações da escola comunitária da Zona 5 do Bairro de Bandim-1 (que ruiu durante as chuvas de 2010).
Com o passar dos anos o Grupo cresceu e ganhou grande notoriedade na divulgação da Música e da Dança Tradicional da Guiné Bissau a nível nacional e internacional. Actualmente a maioria das crianças que constituíram a estrutura inicial já são jovens adultos que assumem responsabilidades organizacionais dentro do grupo, e conta com a participação de jovens de toda a cidade de Bissau. A prioridade dos Netos de Bandim continua a ser a prevenção e combate à exclusão social entre as crianças, adolescentes, jovens e as mulheres, integrando a necessidade de salvaguarda, valorização, e a divulgação do património cultural Guineense.
Por vários anos foi vencedor do carnaval da Guiné Bissau (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012, 2013, 2015, 2016). Em 2010 foi vencedor do Festival de Cultura Tradicional Africana, em Kanilai Gambia onde competiu com grupos culturais oriundos de vários países da Africa Ocidental. Em 2011 graças a Educador Social Beto Oliveira foi convidado a participar nas festividades do Carnaval em algumas Cidades do Estado de São Paulo – Brasil. No mesmo ano actuou no Auditorio Nacional de Cabo Verde a convite da Câmara Municipal de Praia em parceria com Associação dos Guineenses residentes em Praia – Cabo Verde.
2013 – Realizou oficinas de danças e percussão Guineense para Educadores Sociais da Universidade UNESP em São Paulo – Brasil.
2015 e 2016 – Participou no Festival de Teatro em Língua Portuguesa no Circuito do Teatro em Português no São Paulo / Brasil.
Em 2016 participou no Festival Periferias em Sintra – Portugal.
Maio de 2017 o grupo participou no intercambio cultural da 2ª Edição do Projecto Link de Saberes promovido pela 24 de Setembro - Associação do Ballet, Música e Teatro Africanos com apoio da Câmara Municipal de Sintra, K’Cidade-Pendão em parceria com o ETER Produção onde apresentou nas seguintes localidadess:
• Palácio Nacional de Mafra Sintra Portugal
• Fundação José Saramago em Lisboa / Portugal
• Café Bissau Barreiro / Portugal
• Espaço CPLP em Lisboa / Portugal
• Jardins das Correntezas Sintra / Portugal
• Programa Bem-vindos da RTP Africa em Lisboa / Portugal
• Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa / Portugal
• Anfiteatro da Escola Secundária de Sintra / Portugal
• Festival das Alternativas de Sintra / Portugal
Também participou no Festival de Sul de França/Espanha.