Matosinhos é um pequeno município urbano com 62,42 km² de área e 175 478 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias.O município é limitado a norte pelo município de Vila do Conde, a nordeste pela Maia, a sul pelo Porto e a oeste tem costa no oceano Atlântico.
No litoral da cidade situa-se o porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e segundo porto marítimo da Área Metropolitana do Porto. Parte do aeroporto internacional do Porto abrange os limites municipais.
A sede do concelho é a freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, que é também a sede do FESTARTE.
A principal festa em Matosinhos é o Senhor de Matosinhos, uma das principais e maiores Romarias de Portugal, cuja origem está numa antiga lenda em que a Imagem de Jesus Crucificado (obra de Nicodemus), aqui terá aparecido junto ao mar, onde existe uma Capela-Memorial. A imagem do Senhor é venerada no famoso Santuário do Senhor de Matosinhos (obra-prima de Nicolau Nasoni).
Matosinhos é hoje um município fortemente dedicado ao sector terciário, embora tenha também indústria, mormente petroquímicas, indústrias alimentares e conserveiras, têxteis e material eléctrico, tendo ainda uma enorme actividade piscatória.
Terra de peixe, Matosinhos é também um chamariz a todos os que gostam de boa gastronomia, nomeadamente, de um bom peixe grelhado, para o que contribui a recentemente criada marca “World’s Best Fish”!
É na cidade de Matosinhos/Leça da Palmeira, mais concretamente na margem direita do Rio Leça que se localiza a Exponor, o maior recinto de feiras empresariais do país. Possui ainda a mais importante porta do Grande Porto: o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX.
Matosinhos é ainda um concelho com vasto património cultural e arquitectónico de onde se destacam a Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o Padrão do Bom Jesus de Matosinhos, o Mosteiro de Leça do Balio, a Ponte de Carro, o Obelisco da Praia da Memória e, mais recentemente, a Casa de Chá da Boa Nova, o edifício da Câmara Municipal, o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Arquitectura.