Objectivos do Festarte

Contribuir para e desenvolvimento social das populações da cidade e freguesia de Matosinhos, prodigalizando-lhe espectáculos de rara qualidade, nos domínios da cor, do som e do movimento

Relançar o desenvolvimento turístico e, consequentemente, contribuir para o conhecimento de todas as virtudes do concelho de Matosinhos no sector.

Divulgar a gastronomia, o artesanato e o conhecimento etnofolclorico do país e do mundo, na partilha e na convivência científica, realizando exposições e encontros abertos à comunidade docente e discente do concelho, em particular, e à população em geral.

Preencher espaços privilegiados como as Igrejas de Matosinhos, de Leça da Palmeira, de Santa Cruz do Bispo, de S. Mamede de Infesta, realizando concertos e recitais de música tradicional, aproveitando a presença dos músicos dos grupos, com vista à divulgação do património musical, nacional e internacional.

Aproveitar a presença dos grupos para o desenvolvimento de actividades com jovens, realizando espectáculos de animação de rua, e desta forma também, divulgarmos a música tradicional dos países que nos visitam.

Mostrar às entidades oficiais, nomeadamente aos nossos governantes, o interesse que há em apoiar este tipo de realizações de qualidade, tão do agrado do povo, com vista à animação cultural das cidades e também numa perspectiva de aproximação à nossa juventude à cultura popular, na sua expressão mais genuína nomeadamente na dança, música, traje, gastronomia, artesanato, entre outros, a divulgação que merece.

Encetar com a população de Matosinhos, outras oportunidades para “cimentarmos” com outros povos, novos relacionamentos de amizade, tão importante nos dias que correm para uma cultura de paz.

Por último, gostaríamos de estabelecer com Matosinhos, população e empresários um compromisso de entreajuda que permita o relançamento de algumas práticas tradicionais, como são as exposições, o artesanato, a gastronomia entre outras,